Dom, 04 de Setembro de 2011 14:32

Estudantes da UnB podem concorrer a bolsas da FAPDF

Dar nota para esse item
(0 votos)

A Universidade de Brasília (UnB) assinou um convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) para concessão de bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado. O investimento é de quase R$ 4 milhões e, ao todo, 272 pessoas devem ser beneficiadas até outubro. O objetivo é ampliar o programa de inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa e a acessibilidade aos programas de pós-graduação.

 O diretor-presidente da FAPDF, pesquisador Michelangelo Trigueiro, comemora a assinatura do convênio e garante que vai cumprir com êxito a missão institucional da fundação. “O ponto forte da FAPDF é exatamente ser uma agência de fomento. Tenho um olhar de alguém que vive a pesquisa e sabe o que é a demanda da comunidade acadêmica”, reforça Trigueiro.

O projeto de apoio ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UnB atenderá à demanda não coberta pelas cotas de bolsas disponíveis na UnB. No total, as 127 propostas não atendidas no edital interno 2014-2015 na Universidade de Brasília serão beneficiadas pela FAPDF.

O programa pretende estimular a melhoria do ensino de graduação por meio da atuação dos alunos de iniciação científica como agentes multiplicadores a fim de incentivar a integração entre o ensino e a pesquisa. A previsão é que as bolsas sejam distribuídas até o final de agosto.

Já o projeto de apoio ao Programa Institucional de Concessão de Bolsas de Mestrado da UnB concederá 85 bolsas. A FAPDF apoiará a formação de recursos humanos nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da vida, ciências exatas, humanidade, artes e tecnologias.

Outro projeto que visa suprir a demanda de 60 solicitações é o de apoio ao Programa Institucional de Concessão de Bolsas de Doutorado da UnB. Assim como no programa de mestrado, a FAPDF apoiará a formação de recursos humanos para doutorado nos programas e projetos relacionas às áreas de ciências da vida, ciências exatas, humanidade, artes e tecnologias. As bolsas de mestrado e doutorado serão distribuídas até o final de setembro.

De acordo com Jaime Santana, decano de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília, a disponibilização das bolsas reforça o papel fundamental da fundação, que é fomentar a pesquisa em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Distrito Federal. “Uma das atividades mais importantes das FAPs  é a concessão de bolsas para a pesquisa. As bolsas que a FAPDF irá ofertar à UnB são de extrema importância, porque vai possibilitar que os alunos permaneçam em tempo integral na universidade”, atestou.

O decano ainda ressaltou que a dedicação à pesquisa com o incentivo de bolsas de estudo resulta em pesquisas mais rápidas e eficientes. “Os alunos trabalham em projetos de interesse da universidade e da sociedade”, destacou Santana.

FOMENTO - A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) fomenta pesquisas na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) que visam ao desenvolvimento da região. “A vocação do DF é o conhecimento. É uma vocação para fortalecer a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a inovação”, garante o presidente da fundação.

A reprodução de notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “Agência de Notícias FAPDF”

Fonte: unb.br

Última modificação em Ter, 19 de Agosto de 2014 10:57

10936 comentários

Fazer um comentário

Os campos marcados com (*) são obrigatórios!

Profissionais

Spotlight Image
Ótima escolha para profissionais em geral
Clique Aqui!

Apartamentos

Acomodações
Conheça nossos apartamentos
Clique Aqui!